Projeto Temático FAPESP

A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990 

(dez. 2017- nov. 2022)

http://www.bv.fapesp.br/pt/auxilios/98879/a-matematica-na-formacao-de-professores-e-no-ensino-processos-e-dinamicas-de-producao-de-um-saber-p/

 

Produção resultante do desenvolvimento do projeto

 

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM EVENTOS 

Wagner Valente, Rosilda Morais, Luciane Bertini and Neuza Bertoni Pinto: Mathematics in teacher training and teaching: processes and dynamics of professional knowledge production, 1890-1990

http://www.uni-miskolc.hu/hmtm/second.php

RESENHAS

PINTO, Neuza Bertoni (2018). Um novo olhar sobre a constituição dos saberes docentes. Cadernos de História da Educação Matemática, V. 17, n. 1, p. 275-279.

http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/42400/22172

 

TESES DE DOUTORADO

A Aritmética Escolar e o Método Intuitivo: Um novo saber para o curso primário (1870 – 1920)

Oliveira, Marcus Aldenisson de (2017)

Por que ensinar desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades (1829-1950)

Guimarães, Marcos Denilson (2017)

A matemática para a formação do professor do curso primário: Aritmética como um saber profissional (1920-1960)

Silva, Martha Raíssa Iane Santana da (2017)

A Aritmética sob medida: a matemática em tempos da pedagogia científica

Pinheiro, Nara Vilma Lima (2017)

 

ARTIGOS COMPLETOS EM REVISTAS

VALENTE, W. R.  Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (PUCPR. IMPRESSO), v. 17, p. 207, 2017.

VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F. ; MORAIS, R. S. . Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam Matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 19, p. 224-235, 2017.

VALENTE, W. R. Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 25, p. 254, 2017.

VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F. ; MORAIS, R. S. . Os saberes profissionais do professor de matemática: contribuições da história da educação matemática. RIDEMA, v. 1, p. 51-64, 2017. http://www.ufjf.br/ridema/files/2017/09/3-Os-saberes-profissionais.pdf

Anúncios