1a. JORNADA INTERNA

logo1

1ª JORNADA INTERNA DE APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS DE PESQUISAS

25 junho 2018 – 10:00-17:00h – Centro de Documentação – GHEMAT-SP/ Osasco

Objetivo

Realizar uma síntese do andamento dos projetos de pesquisas de todo o grupo. Para tal, privilegiando os resultados obtidos até o momento em cada uma das investigações.

Dinâmica

Cada participante terá 10 minutos para a apresentação dos resultados de sua pesquisa. Logo após cada apresentação, haverá 10 minutos de esclarecimentos e debate.

Documento prévio

Material a ser enviado até o dia 18 de junho: um resumo de, no máximo, uma página contendo: título, problema de pesquisa, fontes utilizadas, resultados parciais obtidos.

 

 

Horário Programação Geral
10h – 10h20min Alan Marcos Silva de Rezende

MARIA MONTESSORI E AS MUDANÇAS NO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA

10h20min – 10h40min Juliana Chiarini Balbino Fernandes

A MATEMÁTICA E OS CENTROS DE INTERESSE (1920-1960): Um estudo de uma pedagogia escolanovista.

10h40min – 11h André Francisco de Almeida

OS EXPERTS E A ARITMÉTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES, São Paulo (1961-1996)

11h – 11h20min Intervalo: coffee break
11h20min – 11h40min Bruna Lima Ramos Giusti

A CONSTITUIÇÃO DO SABER PROFISSIONAL A PARTIR DOS CADERNOS DE NORMALISTAS: o exemplo da aritmética (1930 – 1970)

11h40min – 12h Ivone Lemos da Rocha

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS:o uso da álgebra para o curso primário e uma nova proposta de ensino na década de 1920.

12h – 14h Intervalo: almoço
14h – 14h20min Ana Maria Basei

A ÁLGEBRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PRIMÁRIO: um estudo de suas finalidades na escola normal de São Paulo (1890 – 1960)

14h20min – 14h40min Viviane Barros Maciel

ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: uma matemática para ensinar em manuais pedagógicos (1850-1920)

14h40min – 15h Jefferson dos Santos Ferreira

A ARITMÉTICA NA ESCOLA NORMAL DE SÃO PAULO: processos e dinâmicas de elaboração de um saber profissional, 1920-1950

15h – 15h20min Intervalo: coffee break
15h20min – 15h40min Ana Maria Ferreira Lemes

O ENSINO GLOBALIZANTE DA MATEMÁTICA: um estudo de suas representações em manuais pedagógicos brasileiros nos primeiros anos escolares, 1920 – 1950.

15h40min – 16h Késia Caroline Ramires Neves

OS SABERES A ENSINAR E OS SABERES PARA ENSINAR MATEMÁTICA EM TEMPOS DE EXAMES DE ADMISSÃO: apropriações e possíveis mudanças na formação de professores do primário.

16h – 16h20min Andréia Fernandes de Souza

A TRAJETÓRIA DOS PROBLEMAS MATEMÁTICOS LIDA NOS DOCUMENTOS ESCOLARES (1890-1990).

16h20min – 17h Encerramento
17h ‘Happy hour’

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s