CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E DIDÁTICA DAS DISCIPLINAS : o saber e a formação de professores

 

OBJETIVOS DO SEMINÁRIO

O Seminário tem por objetivos: reunir especialistas nacionais e internacionais que      estudam a formação de professores em perspectiva histórica e também em dias atuais;    possibilitar a divulgação de resultados de pesquisa na área de formação de professores;       aprofundar o debate sobre a formação de professores tendo como foco o saber de             formação dos professores, os saberes profissionais da docência; criar um rede de          trabalho internacional sobre o tema da constituição histórica dos saberes profissionais         da docência; oferecer espaço para a discussão de resultados parciais de pesquisas de             que vêm se dedicando ao tema da formação de professores e os saberes da docência.

Programa do Seminário

02/10/2018

03/10/2018

04/10/2018

05/10/2018

09:00h

Abertura

09:30-10:30h

Regina Gualtieri

Cláudia Vóvio

Luciane Bertini

09:30-17:00h

 

Reunião

GHEMAT Brasil

11:00-12:00h

Bernard Schneuwly

Rita Hofstetter

Rita Hofstetter

Bernard Schneuwly

Rosilda Morais

14:30-15:30h

Dario Fiorentini

Mirian Warde

Neuza Pinto

16:00-17:00h

Vicente Garnica

Iran Mendes

Wagner Valente

 

Palestrantes e temas

Regina Gualtieri (UNIFESP):

“Ciências da Educação versus Didática: história de um debate”

Bernard Schneuwly e Rita Hofstetter (Universidade de Genebra):

“O Bureau Internacional como catalizador em escala planetária da forma escola e da profissão docente”

Dario Fiorentini (UNICAMP):

“A trajetória histórica da formação de professores de matemática como campo de estudo no Brasil”

Vicente Garnica (UNESP):

“Carências e Urgências: estudos sobre a formação do professor de matemática”

Cláudia Vóvio (UNIFESP):

“O que se ensina, quando se ensina Língua Portuguesa na alfabetização em escolas de territórios socialmente vulneráveis”

Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly (Universidade de Genebra):

“Transformações dos saberes escolares – elementos histórico-didáticos”

Mirian Warde (UNIFESP):

“A Psicologia e suas disputas no campo da Educação. Retomando o final do século XIX e início do XX”

Iran Mendes (UFPA):

“Histórias para o ensino de matemática: matemáticas a ensinar e matemáticas para ensinar

Luciane Bertini (UNIFESP):

“A matemática nas produções escolares e os saberes profissionais do professor que ensina matemática”

Rosilda Morais (UNIFESP):

“Processos e dinâmicas de sistematização de saberes matemáticos para a formação de professores por experts em educação”

Neuza Pinto (REAMEC):

“Impactos da especialização dos saberes didáticos na constituição dos saberes para ensinar matemática nos anos iniciais escolares”

Wagner Valente (UNIFESP):

“A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: saberes profissionais do professor que ensina matemática”

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E DIDÁTICA DAS DISCIPLINAS : o saber e a formação de professores

  1. David Costa disse:

    Importante evento. Comparecerei!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s